Europa – (outros países)

Para trabalhar nos demais países da união européia como motorista profissional, é necessário que o interessado passe pela categoria B e tenha cumprido o tempo necessário segundo a legislação brasileira de trânsito, antes de seguir para as categorias superiores.

 

A categoria para conduzir caminhão é C, no entanto, nem todas as auto escolas do Brasil estão preparadas com esse veículo, muitas vezes o motorista não tendo como provar que fez exame prático nessa categoria é exigido que faça essa categoria nos países europeus, é importante estar preparado para ter que fazer a categoria desde o começo ou ter a sorte de ser exigido apenas um exame prático de condução.

A categoria para conduzir ônibus é D no entanto, a troca só será permitida se houver acordo bilateal com o país escolhido e o Brasil.

A categoria para conduzir carreta, ou seja, veículos articulados é C+E segundo as normas européias, nesse caso é considerado que o motorista europeu tenha tirado primeiro a categoria C e depois tenha tirado a C+E ou seja a soma da C e da E se considera C+E uma vez que apenas E não existe na Euroa, é nesse ponto que está a confusao de quem vai do Brasil para a Europa, as categorias em geral são D+E e não C+E, embora a nova carta de condução brasileira apresente um modelo semelhante a europeia, na hora de apresentar a documentação de exames práticos o condutor na maioria dos casos apresentam apenas B, D e E, ficando ausente o exame prático da categoria C.

É importante que o candidato ao se interessar em trocar a categoria B em países europeus esteja com a mesma na validade e seja a definitiva.
Lembrando que a maioria dos países europeus não possuem acordos bilaterais com o Brasil para as trocas das categorias C, D e C+E, antes de seguir para o a país escolhido é importante verificar exista alteraçoes nesses acordos, em caso de não haver o acordo o interesado terá que fazer as categorias de pesados no país escolhido.